Portal da Cidade Jundiaí

Sexualidade

Vamos Falar sobre o Orgasmo Feminino

Você sabe o que é um orgasmo? Chega de nunca vi , nem senti , Eu só ouço falar !

Postado em 13/05/2021 às 13:40 |

Dra. Daniela Knopp (Ginecologista e Obstetra) (Foto: Arquivo Pessoal)

Você sabe o que é um orgasmo? Chega de nunca vi, nem senti, eu só ouço falar! 

O orgasmo é um processo cerebral desencadeado, na maioria dos casos, por estimulação genital ou por estimulação de outras partes do corpo, entre elas as mamas e os mamilos, ou por fantasia, às vezes por medicamento.

Em mulheres saudáveis, esse evento se manifesta como contrações musculares, associada a sensações de liberação súbita da tensão sexual acumulada durante a excitação.

O orgasmo é descrito como a mais prazerosa das sensações sexuais. A maioria das mulheres tem mais facilidade de alcançar o orgasmo por estimulação direta do clitóris.

As mulheres são potencialmente multiorgásmicas, capazes de ter vários orgasmos próximos durante um ciclo de resposta sexual e de reiniciar a atividade sexual sem período refratário. Após a liberação súbita da tensão sexual produzida pelo orgasmo, as mulheres têm a sensação de relaxamento e bem-estar.

Diferentemente dos homens, as mulheres levam mais tempo para se estimularem até o orgasmo. O estímulo sexual feminino vai muito além do físico, tendo necessidade de estar psicologicamente e emocionalmente estáveis para conseguir chegar a satisfações sexual completa.

Outro detalhe essencial para a mulher chegar ao ápice do prazer é o autoconhecimento. A mulher que sabe os seus pontos principais de prazer consegue guiar o parceiro até o seu orgasmo.

Conheça os tipos de orgasmo!

Os tipos de orgasmo variam de acordo com intensidade, duração do estímulo e localização. Os mais conhecidos são clitoriano e o vaginal, mas existem outros:

1 - Orgasmo clitoriano

O clitóris é um pequeno órgão cilíndrico e erétil, situado na parte anterior da vulva, sendo um dos principais pontos de prazer sexual nas mulheres. Sua estimulação durante a excitação com movimentos circulares, de vai e vem ou sucção pode levar ao orgasmo.

2 - Orgasmo vaginal

Esse tipo de orgasmo ocorre quando há penetração na parte mais profunda da vagina. Vale a pena lembrar que dentro da vagina, na parede anterior tem o ponto G (já falamos em outro post) e a região do colo uterino tem inervações que podem levar ao orgasmo. Pode-se obter o orgasmo com penetração, vibrador, dedos. Movimentos circulares, movimentos de entrada e saída, movimentos de subida e descida estimulam a região.

3 - Ponto U

A uretra fica entre o clitóris e a entrada da vagina, por ser uma área supersensível gera muito prazer na hora do sexo. Este é o orgasmo conseguido através do estímulo da uretra. Como estimular? Da mesma que o clitóris.

4 - Orgasmo anal

É uma das formas mais raras de atingir o clímax entre as mulheres. Ocorre através do estímulo do ânus que é uma região rica em terminações nervosas. Apesar de ainda ser um tabu, essa é uma região que pode oferecer prazer, no entanto, é necessário paciência, lubrificação e penetração inicial lenta e sempre respeitando os limites porque pode ser muito bom, mas pode ser também um pouco doloroso se não realizado da maneira correta.

5 - Orgasmo mamário

Os mamilos são uma das partes do corpo feminino mais sensíveis ao toque, sendo muito importantes para aumentar a excitação uma vez que há terminações nervosas que se comunicam com o clitóris. O orgasmo mamário é causado pela estimulação dos seios e mamilos através da sucção, leves mordidas, toque a depender da mulher.

Se você está com dificuldades neste aspecto, procure o seu ginecologista, fale sobre o assunto! NUNCA SE REPRIMA! Afinal, sexo é vida!!


Doutora Daniela Knopp Barbosa

Formada pela faculdade de Medicina de Itajubá-MG

Especialista em Ginecologista e Obstetrícia pela faculdade de Medicina de Jundiaí

Pós graduada em Sexualidade humana pela Faculdade de Medicina da USP .

Com a missão de trazer bem estar em todos os aspectos da vida da mulher.

Agende sua consulta pelo site: www.casadamama.com.br ou pelo WhatsApp 11 988407957

Fonte:

Receba as notícias de Jundiaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">

Mais Lidas