Portal da Cidade Jundiaí

Empreendedorismo

Política da boa vizinhança: como conquistar novos clientes com propaganda local

Quando um negócio é iniciado, precisa-se ter em mente que a propaganda é fundamental para o seu sucesso

Postado em 11/05/2021 às 20:43 |

Propaganda local é a chave do sucesso (Foto: Acervo próprio)

Quando um negócio é iniciado, precisa-se ter em mente que a propaganda é fundamental para que o empreendimento conquiste mais clientes e obtenha mais visibilidade.

Toda empresa com uma boa presença digital pode ser encontrada rapidamente por consumidores no ambiente online. Mas nem sempre essa é a melhor ferramenta para chamar a atenção dos clientes potenciais, principalmente se você for dono de um negócio local.

Dados de uma pesquisa feita pela consultoria Kantar indicam que 75% dos brasileiros têm preferido comprar em mercados mais próximos de casa — como forma de evitar as aglomerações, mais comuns em supermercados atacarejos.

Caso você esteja nesse comércio de vizinhança ou de bairro, uma das melhores alternativas para divulgar o seu estabelecimento é por meio da publicidade local.


3 razões pelas quais o comércio de vizinhança tem caído no gosto dos brasileiros

Primeiramente, os consumidores buscam comodidade, por isso têm preferido frequentar estabelecimentos comerciais localizados no próprio bairro. O trajeto pode ser feito a pé, evitando filas em trânsitos em horários de pico e também as filas imensas para passar pelos caixas de hipermercados.

Além dessa vantagem, o comércio menor de vizinhança atende àqueles clientes que buscam resolver necessidades mais urgentes, gerando maior conveniência no atendimento. Compras de até 5 itens são muito comuns no meio da semana nesses estabelecimentos.

Por fim, o comércio de bairro proporciona um atendimento mais personalizado, onde você pode ser chamado pelo nome e já ter os seus gostos conhecidos pelo dono do negócio. Essa personalização no atendimento ainda gera o famoso marketing boca a boca, em que as pessoas indicam seu comércio para os familiares e amigos.

Mas como colocar em prática a publicidade local?

Antes de começar a fazer publicidade local, você precisa, primeiramente, entender o perfil dos seus clientes. Informações como faixa etária e compreender as motivações de compra são fundamentais para observar o comportamento do seu público-alvo.

A publicidade local pode ser feita por meio de mídia impressa ou digital. A propaganda feita por mídia impressa tem crescido nos últimos tempos, com alternativas inovadoras a um preço acessível, como os dois exemplos a seguir.

A empresa “Achei no Pão” fornece a oportunidade de você divulgar o seu negócio em saquinhos de pão. O pão francês é muito presente na rotina dos brasileiros e poder ter sua marca estampada em saquinhos de pão de padarias parceiras pode ser uma ótima forma de publicidade para o seu negócio.

Outra empresa intitulada “Bom Cupom” opera em um negócio similar, imprimindo cupons de desconto no verso da nota fiscal, o que incentiva o comércio de vizinhança. Você pode divulgar o seu negócio nas notas fiscais de estabelecimentos parceiros e proporcionar promoções relâmpagos aos seus futuros clientes.

Além de propaganda em mídias impressas, também devemos citar a publicidade digital. É aconselhável criar uma conta no “Google Meu Negócio”, pois além de marcar presença no mapa (Google Maps), você ainda tem direito a expor informações do seu negócio como nome, endereço, telefone, fotos e descrição da empresa, podendo direcionar os clientes para o seu site ou redes sociais.

Você também pode participar de programas de fidelidade, como o que a empresa “Zupy” oferece. Ela disponibiliza um cartão fidelidade digital, no qual você pode oferecer um programa de vantagens personalizado para o seu negócio e incentivar o cliente a comprar com ofertas. É fácil de usar, de baixo custo e com retorno garantido.

Outras publicidades em ambientes digitais também podem ser utilizadas:

● publicações em redes sociais, como Instagram e Facebook;

● anúncios em canais digitais da região;

● realizar parcerias com influenciadores digitais da cidade que têm presença em redes sociais, como o Instagram;

● publicidade segmentada na internet para atingir diretamente o seu público-alvo, utilizando o Google Meu Negócio ou Facebook Ads.

Existem diversos modos de impulsionar o seu negócio por meio da publicidade local. É uma estratégia muito interessante, que te permite alcançar o cliente certo, investindo de forma efetiva.

Chegamos ao fim de mais um artigo e esperamos que esse conteúdo seja importante para você divulgar o seu negócio de maneira mais eficiente.


Fonte:

Receba as notícias de Jundiaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">