Portal da Cidade Jundiaí

EMPREENDEDORISMO

Como definir o meu público-alvo?

Aprenda como definir seu público-alvo em 4 etapas

Postado em 11/05/2021 às 20:48 |

Como definir o público-alvo do seu negócio (Foto: Acervo próprio)

Você sabe descrever para seus clientes atuais e potenciais?

É fundamental que essa questão saiba ser bem respondida pelo(a) dono(a) do negócio. Quando você compreende quem é o seu público-alvo, você sabe para quem suas soluções são destinadas e como deve se comunicar efetivamente com essas pessoas.

Você precisa encontrar qual a comunicação ideal para que você e sua equipe criem estratégias com foco na necessidade do cliente.

Nesse artigo, você vai aprender o que significa o termo público-alvo e como defini-lo em 4 etapas.


O que significa o termo público-alvo?

De acordo com a empresa de marketing digital Rock Content, “público-alvo é um grupo de consumidores com características em comum que a empresa identifica no mercado e para quem direciona suas estratégias e campanhas”.

Geralmente, um público-alvo é construído por meio de pesquisas e estudos. Informações como idade, sexo, formação educacional, poder aquisitivo, classe social, localização e hábitos de consumo, têm presença chave na descrição do seu público.

Exemplo de público-alvo: homens, entre 25 e 35 anos, residentes em São Paulo, com formação superior completa, classe B, renda entre R$5.000,00 e R$7.000,00, apaixonados por futebol como esporte preferido e amantes de cerveja.


Como definir o público-alvo?

1. Conheça o seu mercado

O primeiro passo para identificar o seu público-alvo é entender o mercado que corresponde ao nicho no qual você atua.

Realizar uma pesquisa de mercado é de suma importância, como forma de compreender os fatores sociais, ambientais, culturais e tecnológicos que podem influenciar no seu negócio.

É importante entender também qual o desempenho dos concorrentes que atuam na mesma região e conversar com o público, buscando encontrar falhas sistêmicas em que você possa desenvolver uma melhor solução, em relação às que já foram ao mercado.

2. Conheça o seu produto

Depois de olhar para o mercado, é hora de olhar para dentro do negócio, para entender quais soluções os seus produtos entregam.

É importante, nessa parte, alinhar os seus produtos às oportunidades identificadas na pesquisa de mercado.

As perguntas abaixo devem ser respondidas para formar a proposta única de valor do seu negócio:

● Qual é o problema que seu produto ou serviço resolve?

● Quais benefícios o seu produto proporciona aos seus clientes?

A proposta deve trazer clareza, ser objetiva e transparente. Por exemplo, a Apple vende celulares e computadores, mas leia abaixo como a proposta de valor da marca vai muito além disso:

“Em tudo o que fazemos, nós acreditamos em desafiar o status quo. Nós acreditamos em pensar de forma diferente. A forma que desafiamos o status quo é fazendo nossos produtos muito bem projetados, fáceis de usar e com uma interface amigável. Acabamos fazendo excelentes computadores. Quer comprar um?”

3. Defina o seu público-alvo

Depois de conhecer o seu mercado e seu produto, é hora de definir o seu público-alvo a partir das informações coletadas. O importante é saber com quem você irá dialogar e quais os benefícios que o seu produto irá proporcionar para esse público, visando solucionar problemas.

Os critérios abaixo devem ser preenchidos, com os dados coletados da pesquisa de mercado:

● Dados demográficos: sexo; faixa etária; renda mensal; nível educacional e estado civil;

● Dados geográficos: local de moradia dos seus clientes; moram próximos da sua empresa ou moram longe?;

● Geração a que pertencem: defina se seu consumidor é Baby Boomer, Geração X, Geração Y (Millennials) ou Geração Z;

● Características psicológicas: especifique se há algum comportamento relevante presente em quem compra de você; e

● Ciclo de vida: seu público-alvo é recém-casado? Solteiro? Já são pais com filhos adultos?


4. Use ferramentas digitais para realizar ajustes finos

Você pode contar com a ajuda de ferramentas nesse processo de definição do público-alvo.

Google Analytics

É a principal ferramenta de análise de dados da web e é gratuita. Ela deve ser usada para conhecer melhor o público que interage com a sua marca, já que gera interações e visitas no seu site.

Google Trends

Essa ferramenta online apresenta as tendências de busca em determinado período. Análise importante para identificar oportunidades de mercado e potencial de novos segmentos para atuação.

Segue abaixo a pesquisa feita pelo termo “marketing digital”. Observe que o termo atingiu o pico de buscas no Brasil em maio de 2020, ainda no início da pandemia da COVID-19, em que houve um frisson de cursos online e buscas pelo termo.

Formulários Online

A pesquisa de mercado pode ser feita por meio de formulários online. Existem diversas opções na internet, tais como Typeform e Google Forms.

Institutos de Pesquisa

Você também pode contar com dados levantados por terceiros quando for estruturar a sua pesquisa de mercado. O IBGE, por exemplo, oferece dados completos sobre a população brasileira que auxiliam a formar o perfil do seu público.

Definir o público-alvo é uma etapa primordial para uma empresa. Sem essa definição, você caminha sem direção, sem saber exatamente com quem está falando e como falar, impactando diretamente no sucesso do seu negócio.


Fonte:

Receba as notícias de Jundiaí no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">